Fernando nasceu prematuro, com 35 semanas de gestação. Foi a primeira criança a ocupar a UTI Neonatal do Hospital Materno–Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, onde permanece sob os cuidados médicos até o momento. Hoje, ao completar o primeiro mês de vida, Fernando deixou por alguns minutos a Unidade de Terapia Intensiva e ganhou uma comemoração dos funcionários que cuidam dele. Com direito a bolo, parabéns pra você e bolas. O acolhimento é uma importante marca da unidade hospitalar desde que foi inaugurada pelo governador Rui Costa, no dia 6 de dezembro.

Fabrícia de Jesus, de 27 anos, natural de Olivença, mãe de Fernando, ficou emocionada com a homenagem que o filho recebeu. Desde o nascimento de Fernando, ela permanece no hospital acompanhando todo o processo de evolução do filho. “É incrível poder acompanhar tudo. Amamentar, acordar e ver a equipe toda cuidando dele, ele crescendo, se desenvolvendo”, afirmou.

A iniciativa carinhosa dos trabalhadores do hospital é, para ela, resultado de uma amizade construída nestes 30 dias de convivência diária com a equipe. “Além de acompanhar meu filho, virei amiga de tudo quanto é jeito: do pessoal da limpeza, da cozinha, dos enfermeiros e dos médicos”, reconheceu. “Aqui a gente se sente protegida”, completou.

O hospital é, para todos, muito além de uma instituição pública construída para atender gestantes, bebês e crianças. Tem sido um espaço acolhedor, com valores de igualdade, integridade e respeito. Todo o projeto do hospital está baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da ação de trabalho. O HMIJS oferece atendimento de porta aberta na maternidade e de pediatria, sob regulação.