Assistência às famílias - chuvas

O acumulado de chuva em Ilhéus atingiu 257 milímetros, entre a quarta-feira (8) até a manhã do último sábado (11). De acordo com a Defesa Civil do Município, a média histórica foi registrada em 2013, quando o índice pluviométrico alcançou 192 milímetros em 24 horas. Devido às fortes chuvas, muitas famílias precisaram sair de suas casas, por questões de segurança e recomendações dos órgãos competentes, e procurar abrigo nas unidades escolares, que funcionam como pontos de apoio para as pessoas afetadas pelos temporais.

Conforme a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, até o momento, Ilhéus tem 116 pessoas desabrigadas, acolhidas em sete escolas onde estão recebendo todo tipo de assistência. A saída dos imóveis é uma solicitação da Defesa Civil, diante do risco de desabamento das casas ou deslizamento e escoamento de terras.

A Secretaria de Educação (Seduc) destaca que na noite de sexta-feira (10) a Prefeitura disponibilizou 40 escolas para abrigar as famílias, todavia, com o objetivo de atender às necessidades e oferecer conforto, a assistência foi centralizada nas seguintes unidades: IME Eusínio Lavigne; Escola Municipal Nova Jerusalém; Escola Municipal Herval Soledade; Escola Municipal Vila Cachoeira; Escola Municipal Fé e Alegria; Escola Municipal Themístocles Andrade e Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Mesmo com o fornecimento de quentinhas, as refeições também estão sendo preparadas nas escolas.

Assistência às famílias - chuvas

A força-tarefa que envolve diversas secretarias e instituições segue atuando nas áreas de risco, mediante chamados e de forma preventiva, com colocação de lona de proteção nas encostas, vistoria e isolamento dos locais. As equipes continuam de prontidão para minimizar os danos causados pelas chuvas e garantir proteção à população. A Defesa Civil comunica que não houve notificação de caso grave com óbitos.

O órgão informa que a retirada do barro não deve ser feita sem orientação técnica. O solo ainda encontra-se bastante encharcado e a remoção do material sem a devida autorização pode causar novos deslizamentos.

Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para os números: (73) 98836-2753 ou (73) 99907-2418.

Doações – Para dar assistência às famílias, todos podem realizar doações de roupas, colchões, cobertores, alimentos, produtos de higiene e limpeza, água potável, entre outros itens. O Município agradece às pessoas e empresas que abraçaram essa causa nobre.

Atendendo a pedidos da população, a Prefeitura disponibilizou uma conta bancária em nome do Município de Ilhéus para recebimento de doações.

Os dados bancários são os seguintes:

Banco do Brasil
Agência: 19-1
Conta: 81998-0
CNPJ: 13.672.597/0001-62

Assistência às famílias - chuvas

Locais para entrega das doações:

– IME Eusínio Lavigne

Endereço: Avenida Canavieiras, s/n – Centro

– CRAS Norte

Endereço: Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savóia

– CRAS Sul

Endereço: Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória

– CRAS Vilela

Endereço: Avenida Governador Paulo Souto (perto da Associação de Moradores), 625 – Teotônio Vilela

– CRAS Oeste

Endereço: Rua Duque de Caxias, 154 – Banco da Vitória

– CRAS Olivença

Endereço: Rua Almerindo Sarmento, 8 – Olivença

Balanço das doações – Até o domingo, 12 de dezembro, foi arrecadado o quantitativo abaixo:

– 15 toneladas de roupas;

– 5 toneladas de alimentos;

– 70 colchões;

– 30 colchonetes;

– 500 peças de enxoval, compreendendo lençóis, toalhas de banho, toalhas de rosto, fronhas e travesseiros;

– 150 litros de álcool 70% (líquido e gel);

– 350 sabonetes;

– 100 unidades de escova dental;

– 30 fardos de papel higiênico;

– 250 unidades de creme dental;

– 200 unidades de absorvente;

– 500 quentinhas