WhatsApp Image 2021-11-19 at 09.05.29 (1)

No próximo sábado, dia 20, vai acontecer a segunda etapa do projeto Unidos pelo Diabetes em Ação. O evento, que promove o diagnóstico e cuidados com que pacientes que convivem com a doença, será realizado pela ONG Unidos pelo Diabetes em parceria com o Hospital Beira Rio (HBR) e a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Após a triagem feita com cerca de 1.200 pacientes, na primeira fase, nos 3 e 4 de novembro, os 152 portadores da doença identificados com retinoplastia acentuada ou pé diabético com sinais de gravidade serão atendidos por especialistas no HBR.

A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, informou que agora esses pacientes farão exames laboratoriais de creatinina, glicemia, colesterol, além de retina e exame cardiológico. As pessoas atendidas também farão testes de proteinuria e microambuminúria, além de exames de fotocoagulação a laser.

WhatsApp Image 2021-11-19 at 09.05.29

O atendimento com oftalmologistas, cardiologistas e nefrologistas será presencial, atendendo a todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 ,determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Não abrimos mão de cuidar das pessoas, mesmo em tempos de pandemia. Nossa missão é mostrar que é possível prevenir e controlar uma doença que atinge tantas pessoas no Brasil e no mundo e que pode ter seus impactos minimizados se identificada e tratada a tempo”, afirma o médico Rafael Andrade, coordenador da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador da ação itabunense, que em 202,1 foi replicado em 25 cidades brasileiras.

24 HORAS PELO DIABETES

O Dr. Rafael Andrade é um dos participantes e organizadores do projeto 24 Horas pelo Diabetes, promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Trata-se de uma grande ação online de mobilização multidisciplinar, que reunirá sociedades de especialidades, entidades de saúde e profissionais de diversas áreas.

A programação contará com reportagens, entrevistas, aulas e participações especiais, além de tele-orientação com vários especialistas. A transmissão será realizada nos canais oficiais do CBO nas redes sociais.