Por: Redação O Tabuleiro
Dia 21/10/2021 10h50

“Transforma OAB Ilhéus: Por Amor à Advocacia”

As advogadas Sofia Soledade e Silvana Lins bateram um papo com o comunicador Vila Nova no programa O Tabuleiro  para falar do lançamento do movimento “Transforma OAB Ilhéus: Por Amor à Advocacia” , que acontece hoje (22) que segundo as profissionais, com a missão de tornar a entidade mais democrática, inclusiva e proativa para os advogados e para a sociedade.

É a primeira vez que duas mulheres advogadas colocam os nomes à OAB Subseção de Ilhéus, com maioria de representatividade feminina para os cargos de gestão e deliberação.

Sofia Soledade, advogada pré-candidata à presidência e por duas vezes presidente da Comissão da Mulher Advogada, destacou que dentre os projetos do movimento para a advocacia ilheense está a recuperação da dignidade da classe e a efetiva assistência aos colegas advogados, especialmente após o período de crise decorrente dos impactos da pandemia. “A OAB deve dialogar de forma harmoniosa e incessante com os Poderes constituídos em busca de soluções efetivas para os problemas que atingem a classe e a sociedade”, ressalta a pré-candidata, acrescentando ainda que os colegas advogados têm agora a possibilidade de oxigenar a democracia e a gestão da Subseção de Ilhéus com mulheres ocupando espaços de liderança.

Na entrevista, Silvana falou sobre os advogados que não tem recursos para pagar a anuidade da instituição. “Os colegas precisam ser acolhidos. É preciso ter um olhar diferenciado. Não é premiar a inadimplência, mas é um olhar para entender as dificuldades”, afirmou. Segundo elas, falta transparência na gestão administrativa da OAB subseção Ilhéus.  “O advogado não sabe quanto tem nos cofres”, destacou Sophia.

Outro assunto levantado no bate papo foram as prerrogativas dos advogados, em especial no momento da pandemia. “ O contato direto com o juiz, por exemplo , dá celeridade ao trabalho.  Atualmente , o advogado espera um servidor apertar o botão para ser atendidos”, disse Silvana.

O evento contará ainda com a presença da pré-candidata à OAB da Bahia, Ana Patrícia Dantas Leão, primeira mulher vice-presidente da instituição em âmbito estadual, assim como terá a participação de advogados e advogadas de Ilhéus que subscrevem as intenções do movimento pela transformação da OAB.

Matéria : Blog O Tabuleiro