WhatsApp Image 2021-10-07 at 15.12.21

Kaique Souza comemora ao lado de sua mãe Laudicea Carvalho, com alegria o retorno dos trabalhos da ABIR

Após período de suspensão dos encontros presenciais em virtude das restrições impostas pela pandemia, a Associação de Bariátrica de Ilhéus-ABI retomou, suas atividades em reunião que recebeu diversas autoridades para discutir as demandas de interesse da categoria.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de saúde do município, Dr. André Cezário, o secretário de esportes Kaique Souza, a primeira-dama Soane Galvão, o psicólogo Gustavo Pestana, além do deputado federal Jorge Solla, que participou do encontro de forma remota.

O secretário André Cezário, ao fazer um balanço dos dois meses à frente da pasta da saúde, destacou avanços como a Reforma de Postos de Saúde, a maior celeridade na marcação exames, a implantação canais de atendimento e ouvidoria para mapear e corrigir possíveis deficiências e a expansão dos exames de Ultrassom nas regiões sul, norte, centro e que passará a atender também demandas do interior, inclusive aos finais de semana.

WhatsApp Image 2021-10-07 at 15.05.19

 Secretária de Desenvolvimento Econômico, Soane Galvão ao Lado do Secretário da Saúde Andrá Cezário levaram seu apoio à Associação

Cezário reafirmou ainda o compromisso do Prefeito Mário Alexandre de apoio a Associação, e de luta pela assinatura do contrato para realização da Bariátrica pelo SUS. “Estamos buscando apoio e rubricas administrativas para arcar com as despesas do procedimento”, explicou o secretário que aproveitou o momento para anunciar que um espaço para instalação da sede da Associação será designado nos próximos dias.

A primeira-dama Soane falou da busca pela geração emprego e renda para município. Destacou o profícuo trabalho do Prefeito Mário Alexandre no desenvolvimento da cidade, inclusive atraindo grandes empreendimentos de outros países que já manifestaram interesse e iniciaram tratativas para se instalarem em Ilhéus. Na oportunidade, Soane declarou seu apoio a ABI e disse que não se cansará na luta para que todos sejam operados, sendo que Ilhéus será o primeiro Polo da região sul da Bahia a realizar a cirurgia Bariátrica.

WhatsApp Image 2021-10-07 at 14.54.18

Psicólogo Gustavo Pestana abrilhantou a reunião com uma maravilhosa palestra.

O Psicólogo Gustavo Pestana discorreu sobre os fatores psicológicos e fisiológicos ligados obesidade, também sobre as medidas preventivas a serem adotadas para evitar quadros de ansiedade, perda de autoestima que levam o paciente a comer compulsivamente. Na ocasião, Gustavo se colocou à disposição dos associados para contribuir e foi recebido com os aplausos dos presentes.

WhatsApp Image 2021-10-07 at 14.56.57

Deputado Federal Solla, engrossando fileira para obtenção da Bariátrica pelo SUS. Uma importante força nesta luta.

O Deputado Federal Jorge Solla, em vídeo, parabenizou o trabalho desenvolvido pela ABI, e destacou que já encaminhou Requerimento a Câmara de Deputados solicitando a realização de Audiência Pública com a presença do Ministério da Saúde, profissionais e representantes de usuários para tratar sobre a situação financiamento da cirurgia Bariátrica pelo SUS. O deputado esclareceu já foi aprovada a possibilidade da realização da cirurgia bariátrica fechada pelo SUS, no entanto, a defasagem do financiamento representa uma grande dificuldade em função dos custos dos materiais utilizados. “Esse debate será uma forma de estarmos cobrando ao Ministério da Saúde a melhoria desses valores empregados para a cirurgia”.

O secretário Kaique Souza, que foi um dos líderes da causa deste 2018 quando incentivou a fundação da ABI juntamente com sua mãe Laudicea carvalho – atual presidente da Associação, antes mesmo de ser eleito vereador, reafirmou seu compromisso coma Associação, ao afirmar que está e continuará participando de tudo que seja afeto a Associação e agradeceu a todos que deram o seu voto bem como aos que não deram, e vem mostrando que faz e fará um excelente trabalho para Ilhéus e se colocou à disposição de todos Associados

A Associação tem 357 associados e sofreu 12 perdas desde o início da pandemia de Covid-19 devido as comorbidades e dois suicídios. Diante disso, a ABI solicitou uma nutricionista para acompanhamento de cada um e suas respectivas famílias bem como psicólogos que darão apoio a todos.