Na edição desta quinta-feira (08), do programa Na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus Am1310, o médico cardiologista André Cezário esclareceu dúvidas sobre as sequelas pós covid-19. Além das sequelas físicas como tosse contínua, falta de condicionamento físico, dores musculares, dores de cabeça, trombose, dentro outros, sintomas psicológicos como crises de ansiedade e depressão também estão na chamada ‘síndrome pós-covid’.

De acordo com o médico, até aquelas pessoas que não foram infectadas estão sofrendo com os sintomas psicológicos devido à tensão do momento que estamos vivendo. “Já estamos há mais de um ano de pandemia, com as pessoas vivendo uma série de alterações no dia-a-dia, e mesmo aquelas que não sofreram com a doença ativa, sofrem com as alterações, principalmente psicológicas, resultado desse confinamento que vem afetando a saúde mental das pessoas”, explicou Cezário.

André, que também é coordenador do Comitê Covid e reajusta as medidas técnicas para o tratamento da doença no município de Ilhéus, a Covid-19 altera em alguns pacientes o sistema vascular, neurológico e imune. “ Na minha área pude ver pacientes com alterações na pressão arterial. Têm pessoas que são hipertensas e após a doença essa pressão baixou, como também pessoas que tomavam um medicamento para o controle e, após a infecção, passou a tomar três”, exemplificou o cardiologista.

Ainda de acordo com o médico, quando uma pessoa é infectada pelo novo coronavírus e seu quadro evolui, tendo que ser transferida para uma unidade hospitalar, a vivência positiva ou negativa desse paciente dentro do leito clínico ou de tratamento intensivo é um ‘gatilho’ para alterações metabólicas e neurológicas desse paciente.