A cantora e compositora independente sul baiana Laís Marques lançou sábado (26/09) o videoclipe da canção Alerta. A canção autoral aborda temas como exaustão mental, emocional e traz reflexões acerca dos adoecimentos causados por priorizarmos comportamentos e repetições de padrões que são construídos no nosso imaginário pela sociedade capitalista e seus valores invertidos.

O artista visual do extremo sul da Bahia André Medina construiu uma narrativa através das imagens do videoclipe que dialogam perfeitamente com a mensagem da música, amplificando essas reflexões através dos olhos de uma jovem (Julia Medina) que contracena com espaços internos e externos de uma casa vazia. Para Laís Marques, a música é ferramenta de cura e bem estar. “Precisamos estar atentos, acolher e aconselhar ajuda profissional a quem sofre o resultado dos traumas causados pela sociedade. Jovens negros são maioria em casos de óbitos por suicídio no Brasil”.

A artista conta a história desta canção em suas redes sociais e afirma que essa composição teve papel importante na travessia por uma fase conturbada de sua vida causada pelo negligenciamento de sua saúde mental e emocional em decorrência do excesso de trabalho. Ela define Alerta como um grande start sobre a brevidade da vida e a necessidade de adotar hábitos que cultivam o autocuidado.

Com esta composição, Laís foi premiada como melhor intérprete em 2019 em um dos maiores festivais de música do país, o Festival Nacional da Canção. Para o videoclipe a faixa ganhou nova roupagem com produção musical conjunta entre ela, Isaque Silva e Dani Conti. A sonoridade tem texturas densas no arranjo melódico com a intenção de estimular experiências também sensoriais de reflexão.
O período escolhido para o lançamento do trabalho reforça o objetivo da artista em contribuir com pautas de discussões sobre a prevenção do suicídio no setembro amarelo, mês de maior abordagem sobre o tema.
O vídeo clipe foi ao ar neste sábado às 19hs no canal do youtube da compositora. Um bate papo minutos antes através de uma live entre os envolvidos na produção do videoclipe abriu os trabalhos para esta estreia.

Confira o videoclipe na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=uZ3v1eMkUQE