.
..

A Prefeitura de Ilhéus informa que os serviços de limpeza pública, coleta de lixo, retirada de entulhos, controle de descarte de lixeiras viciadas, entre outros executados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) continuam sendo prestados de forma regular. Com a crise decorrente da Covid-19, os recursos foram contingenciados para combate à doença, em atendimento às decisões publicadas em decreto.

Contudo, a Prefeitura também adota ações para evitar o risco de contaminação pela dengue. De acordo com Hermano Fahning, secretário de Serviços Urbanos, foi solicitado à equipe de combate às endemias uma avaliação para verificação de possíveis focos. Caso seja confirmada a situação, as medidas serão devidamente tomadas para eliminação dos focos de dengue.

Fahning ressalta que o Município realiza o trabalho contínuo de desinfecção das ruas, unidades de saúde e dos locais com maior circulação de pessoas, mas o apoio da população é primordial. “A equipe possui servidores que integram o grupo de risco e estão afastados, o que reduz o nosso efetivo. Neste momento é crucial que todos colaborem, a fim de que o Município possa concentrar os esforços no combate ao coronavírus”.

As equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizam bloqueio sanitário nos bairros e nas localidades que confirmaram casos positivos da Covid-19. O objetivo é orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção e os riscos da doença, além de informar as ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.