Segundo o vereador e membro da Comissão de Saúde da Câmara de Ilhéus, Paulo Carqueija, uma questão grave precisa ser esclarecida com urgência pela empresa IBDAH – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, responsável pela administração do Hospital Regional da Costa do Cacau.

Nas últimas semanas tem crescido exponencialmente as denúncias de servidores da instituição relatando a falta de equipamentos de proteção, os EPI’s, e atitudes de truculência na condução da gestão e relacionamento com os colaboradores de acordo com informações passadas ao vereador.

“O que eram apenas denúncias, agora se confirmam com dados concretos. Dos 12 casos de Covid-19 confirmados na segunda-feira (20), nove são de funcionários do hospital, portanto mais de 2/3 dos casos confirmados com o vírus. A situação é tão grave que o Estado tomou a decisão de aplicar o exame em todos os funcionários”, declarou o vereador.

Para Paulo Carqueija, “A irresponsabilidade, o senso de superioridade, falta de diálogo no relacionamento com os demais agentes e seus funcionários, por parte do IBDAH, estão fazendo, do Hospital Costa do Cacau (HRCC) que deveria ser a referência para cura da doença, um foco de disseminação”.

O vereador acredita que a eficiência econômica foi colocada acima das vidas e que o Estado não pode criar um equipamento tão grande e ficar tão distante do seu gerenciamento.