O governo federal anunciou nesta terça-feira, 7, que está disponível o aplicativo Caixa (disponível para os sistemas Android e iOS) para identificar os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais (MEI) e os contribuintes individuais do INSS que se enquadram na lei e têm direito ao pagamento do Auxílio Emergencial que varia de R$ 600,00 a R$ 1.200,000, durante três meses.

Além disso, terá direito ao Auxílio Emergencial as pessoas que estão no programa Bolsa Família e que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico). O benefício foi disponibilizado para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia do Covid-19 (novo coronavírus).

A prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de desenvolvimento social está acompanhando todos os detalhes e esclarecendo as dúvidas da população diariamente.

Confira os grupos que serão beneficiados e como deverá ser feito o cadastro e a forma de pagamento:

Grupo 1 – Beneficiários do Bolsa família

Não precisa baixar o aplicativo. Receberá as parcelas do Auxílio Emergencial normalmente na data do pagamento do Bolsa Família. No período que estiver recebendo o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família será suspenso em razão do beneficiário já estar recebendo um valor maior pelo período de três meses. O beneficiário deve acompanhar o calendário operacional do Bolsa Família normalmente.

Grupo 2 – Pessoas já inclusas no Cadastro Único (CadÚnico) – lei 13.982/20 e que entrou no sistema até o dia 20 de março.

Aquelas pessoas que também já receberam o Bolsa Família, também terão direito ao Auxílio Emergencial.

Também não precisa baixar o aplicativo. O Auxílio Emergencial tem previsão de pagamento para quem já é correntista do Banco do Brasil ou possui conta poupança na Caixa Econômica Federal a partir do dia 09 de abril.

Vale ressaltar que, quem não possui conta, terá que realizar sua conta digital gratuita para receber o Auxílio Emergencial, a partir do dia 14 de abril.

Grupo 3 – Microempreendedor, Contribuinte Individual e Trabalhador Informal que não possui nenhum registro na base de dados do Governo Federal.

Todos estes terão que baixar o aplicativo https://auxílio.caixa.gov.br para sistema Android e IOS. Quem não tiver conta em nenhum banco, deverá abrir uma conta digital gratuitamente na Caixa Econômica Federal.

Para esclarecer dúvidas, basta entrar em contato com a central telefônica 111. O público do CadÚnico ou Bolsa Família pode acompanhar através do site https://auxilio.caixa.gov.br/

O acompanhamento do Auxílio Emergencial também pode ser feito pelo aplicativo https//auxílio.caixa.gov.br