Trotes prejudicam serviços da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus

Para reforçar a assistência em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) criou uma central de atendimento voltada ao monitoramento dos casos suspeitos na cidade. Contudo, segundo informa o setor, algumas pessoas oneram o serviço passando trotes ou ligando de números restritos. A atitude de mau gosto atrapalha a ação da equipe, que recebeu na quarta-feira (18) 85 ligações, das quais 10 foram trotes e dessas 10, três derivaram de números restritos.

Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde, enfatiza que o uso indevido do canal de comunicação pode trazer danos a quem realmente precisa de ajuda. “Os trotes atrapalham o trabalho, gerando uma espera desnecessária para quem realmente necessita do atendimento. Neste momento extremamente delicado, pedimos aos cidadãos que colaborem e só entrem em contato com a central para esclarecer dúvidas ou buscar auxílio”.

A Sesau recomenda que os cidadãos com sintomas do Covid-19  devem permanecer em isolamento domiciliar (autoisolamento) por quatorze dias e diante de eventuais sintomas respiratórios leves ou surgimento de febre, associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, devem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica, através dos números: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.