O momento é de pensar na coletividade, com o entendimento de que a atitude preventiva de cada um reflete na segurança e proteção de todos.

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) realizou nesta terça-feira (17) uma restrita coletiva de imprensa para veículos locais e regionais sobre as medidas adotadas pelo Município para a prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19). Embora não haja casos confirmados na cidade, a Sesau segue com o monitoramento e   informação à população por meio do  setor de Vigilância Epidemiológica. A reunião, organizada de maneira estratégica e em conformidade com as medidas de segurança por respeitar o número máximo de 50 pessoas, foi restrita para a imprensa e contou com cerca de 35 pessoas.

De acordo com o secretário da Saúde, Geraldo Magela, os veículos de comunicação têm um papel fundamental e  responsabilidade para transmitir informações corretas, de forma precisa e conforme as orientações passadas pelos técnicos e especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da  Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. O momento é de pensar na coletividade, com o entendimento de que a atitude preventiva de cada um reflete na segurança e proteção de todos.

Concentrar todos os esforços para os cuidados, higienização correta e prevenção, é conduta fundamental a ser praticada pela população. “Os nossos técnicos estão trabalhando diuturnamente para não sobrecarregar as unidades e manter o funcionamento do sistema público de saúde local. Mas é preciso ficar claro que não há oficialmente vírus detectado e circulando em Ilhéus. Logo, não há motivos para pânico”, enfatizou o secretário.

As amostras coletadas de casos suspeitos são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-BA). O coordenador do setor de Vigilância Ambiental, Gleidson Santana,  explicou que até o momento em Ilhéus há cinco casos suspeitos em análise e outros três já foram descartados.

“A Vigilância Epidemiológica acompanha e monitora os casos durante o período de 14 dias. Montamos o comitê de emergência para avaliar diariamente o trabalho realizado e programar as ações de controle, de informação à população e de isolamento social, caso seja necessário. Com o funcionamento da central de atendimento, a população é informada por meio de quatro números para contato” explicou.

O secretário de Saúde pontuou que o Município não recebeu recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para suspender os serviços de rotina. Contudo, eventos que podem causar aglomeração, serão cancelados. Ele lembrou que os passageiros que chegarão à cidade serão monitorados e acompanhados pela equipe da Sesab, no aeroporto Jorge Amado, no porto e no terminal rodoviário de Ilhéus. A atracação de navio também foi suspensa temporariamente.

“A orientação a ser seguida é que pacientes com sintomas não devem recorrer às unidades de saúde. Eles precisam permanecer em casa e comunicar à Vigilância. Os casos suspeitos de Covid-19 terão amostra coletada e encaminhada ao Lacen. Recomenda-se distância no mínimo de dois metros entre uma pessoa e outra, evitando-se beijos, abraços e até toque de mãos. Embora não haja circulação do vírus em Ilhéus, é preciso adotar essas medidas como rotina”, completou Magela.

Uma das principais formas de prevenção é a higienização correta das mãos, com água e sabão ou uso de álcool em gel com concentração de no mínimo 70%. “Muitos casos podem ser gripes ou resfriados. É importante comunicar à Vigilância e seguir as orientações passadas pela equipe”, destacou.

Sintomas – Febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar, obstrução nasal, dor de cabeça e muscular.

 

Transmissão – gotículas de saliva, tosse, objetos ou superfícies contaminadas.

Prevenção: Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel com concentração de no mínimo 70%; Evitar contato com pessoas doentes; Evitar aglomerações e se manter em ambientes ventilados.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, através dos números: (73) 98837-9911 e WhastApp (73) 98866-4656.

Outras orientações e medidas de proteção:

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

Evite cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Sesab.

Boletim Epidemiológico da Bahia – Os dados são divulgados diariamente pela Sesab e a última atualização ocorreu na manhã desta terça-feira (17), às 10h39.

São 13 casos confirmados no Estado (quatro em Salvador; cinco em Feira de Santana; três casos em Porto Seguro e um em Prado).