Verão Ilhéus

As campanhas e os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ilhéus ao longo da alta temporada na Cidade Verão, proporcionaram aos ilheenses e visitantes diversas opções de lazer, entretenimento, cultura, esporte e turismo. De dezembro de 2019 à fevereiro de 2020, diversas ações realizadas como o complexo de lazer na Avenida Soares Lopes, os receptivos dos navios, o Réveillon de Ilhéus com a maior virada do interior, festas populares e o projeto Verão Costa Costa, deram provas do porque esta é a estação mais quente do ano.

O circuito de entretenimento que foi instalado ao longo da Avenida Soares Lopes, ofereceu parque de diversões, Feira do Livro, ExpoIlhéus, Pavilhão Cultural com expositores do mercado de artesanato, área gastronômica com food trucks, circo e atrativos ligados à culinária, arte, música e cultura.

No quesito diversão, opções não faltaram na terra do chocolate. Com a festa do Réveillon que a Prefeitura de Ilhéus realizou dos dias 29 a 31 de dezembro, na Bahia, Ilhéus saiu na frente ao iniciar as homenagens à Armandinho, Dodô e Osmar pelos 70 anos do trio elétrico no dia da virada, no melhor réveillon da região que trouxe ainda outros sucessos que embalaram o público como Cheiro de Amor, Denny Denan e Solange Almeida, e que contou com a forte presença de músicos e bandas locais em um circuito montado a beira mar. Seguindo a programação, foi realizada a 19ª edição do Projeto Vem Louvar Verão, voltada para a juventude e todos aqueles que se identificam com a doutrina cristã.

Festas populares – Os tradicionais festejos de final de ano abriram o calendário de eventos da alta temporada. A Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião com três dias de muita cultura e shows, reuniu milhares de pessoas no distrito de Olivença com diversas manifestações e atrações musicais que fizeram a alegria do público, a exemplo, Kauã Araújo. Logo em seguida, a parada do orgulho LGBQI+ mostrou que Ilhéus sabe celebrar a diversidade.

Após, foi realizada a Festa da Lavagem da Escadaria de São Sebastião, no dia 16 de janeiro, celebração do sincretismo religioso na promoção da cultura, tolerância e paz.

Já a tradicional festa de Iemanjá, do dia 2 de fevereiro, marca também registrada no calendário municipal, em 2020 foi grandiosa nas zonas sul e norte, por meio da realização dos terreiros de candomblé e em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. A cidade já vibrava carnaval.

O pôr-do-sol da Sapetinga não teve como de fora da estação mais quente do ano. Cartão postal e ponto turístico da cidade, a beira do rio da Sapetinga exibe o projeto que também recebeu o apoio da Prefeitura, prova de que Ilhéus integra muito bem cultura, contemplação da natureza e sociabilidade num só lugar.

Na praça Castro Alves, o projeto Música na Praça durante o verão oferece todas às quintas-feiras, até o mês de março, cultura e boa música para o público, com a participação de diversos artistas locais e regionais, inclusive, trouxe a recente apresentação de marchinhas carnavalescas no esquente do pré-carnaval.

Carnaval do Povo – Desde o dia 8 de fevereiro que o pré-carnaval começou em Ilhéus com o bloco Kouros dos Carillos, na Conquista, As Muringuetes e Vacas das Divinas Tretas, no dia 15 de janeiro, zona sul da cidade, bloco da Varrição no centro, Pimenta Malagueta no Banco da Vitória e Chapi Chapi na Conquista, todos no dia 16. Já de 21 a 26 de fevereiro, Ilhéus ferveu na temporada oficial do carnaval com a folia dos blocos tradicionais como o Zé Pereira no Pontal, bloco da Família no Hernani Sá e Os Caretas na Avenida Soares Lopes, além de diversos outros grupos de carnaval.

Os ilheenses mostraram que sabem fazer das ruas e redutos carnavalescos da cidade, verdadeiros palcos para a manifestação espontânea, com muita diversão, alto astral e marchinhas. Os circuitos da Avenida Soares Lopes, Pontal, Hernani Sá e outras localidades como Juerana, Joia do Atlântico, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, entre outras, receberam a alegria e participação dos foliões ilheenses com dezenas de blocos.

Ainda no Carnaval do Povo, foram realizadas as campanhas “Carnaval Folia e Ação. Diga não sem prevenção” da Secretaria de Saúde de Ilhéus, no reforço à conscientização e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis com a distribuição de preservativos e orientações aos foliões, bem como a ação socioeducativa “Respeita As Mina”, em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres junto à coordenação do Território de Identidade Litoral Sul, no combate à violência, sensibilização da população e incentivo à denúncias de agressão contra a mulher.

Mais ações e projetos – A Prefeitura de Ilhéus também desenvolveu ações pontuais para o bem-estar dos ilheenses e turistas, como a Operação Verão Ilhéus Cidade Limpa, que  integrou  limpeza das praias por meio de equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), bem como a Operação Carnaval, com horários especiais do carro coletor de lixo nas áreas praianas e equipes de varrição nos circuitos, práticas com vistas à intensificar os serviços de limpeza durante a alta estação.

O Projeto Verão Seguro, iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), também é outra iniciativa de destaque, cujo intuito é promover ações de prevenção e educação em saúde nas praias de Ilhéus, também com a distribuição de pulseiras de identificação para crianças.

Além disso, a Secretaria de Saúde intensificou neste verão o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, tanto por meio da limpeza dos canais da cidade, como com os carros fumacê na pulverização de inseticida nos bairros da cidade.

Integrado ao projeto Cidade Verão, a iniciativa da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), por meio da Divisão de Esportes de Ilhéus, desenvolveu nos meses de janeiro e fevereiro atividades físicas ao ar livre, com aulas de dança na Avenida Soares Lopes, na promoção de saúde e entretenimento.

De 23 de dezembro de 2019 a 23 de março de 2020, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) de Ilhéus promove o projeto verão com o tema da campanha nacional “No Trânsito o Sentido é a Vida” para sensibilizar e conscientizar os usuários das vias, sejam eles condutores, pedestres, ciclistas ou motociclistas.

O Projeto Verão Costa a Costa, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, incrementou o turismo esportivo na cidade em fevereiro, com oferta de atividades esportivas ao ar livre e shows gratuitos em dois dias na Praia do Jardim Atlântico, zona sul da cidade.

Temporada de cruzeiros – Entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020, 16 escalas atracaram no porto do Malhado, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Este nicho de mercado tem possibilitado o aquecimento da economia local. Até o mês de abril, está prevista a chegada de mais quatro escalas de cruzeiros à costa ilheense.

Já a Exposição “Ilhéus Rumo aos 500 anos”, realizada em dezembro, segue com exposição permanente como início para o planejamento do Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, ambiente cultural que terá como missão salvaguardar o acervo que testemunha os 500 anos – a serem celebrados em 2034 – da formação cultural, social e econômica de uma das cidades mais importantes da história e que é berço mãe do Brasil: Ilhéus.