Entrevista Lora

Com uma abordagem de reconhecimento ao trabalho em equipe, a professora e secretária do Município de Ilhéus, Eliane Oliveira, em entrevista cedida ao radialista Vila Nova, no Programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, esta semana relatou aos ouvintes ações importantes da educação na rede municipal, por meio da gestão do prefeito Mário Alexandre. Diversos temas foram abordados na conversa, tais como jornada pedagógica, educação inclusiva, libras, merenda escolar e panorama das escolas municipais quanto às condições físicas e pedagógicas. Ouvintes participaram da entrevista com o envio de mensagens. Confira os melhores momentos.

Entrevista Secretária

De acordo com a secretária, “a escola é lugar de todos, por isso que trabalhamos por uma educação transformadora”. Em seguida, complementou ao afirmar que “esse ano a gente vem por uma educação das sensibilidades. É sensibilizar, humanizar, trabalhar e transformar esse ser humano”, disse ao abordar a temática apresentada na jornada pedagógica de 2020, “por uma educação das sensibilidades”, que será vivenciada durante todo o ano letivo.

Conforme as informações repassadas, o calendário de 2020 da educação municipal de Ilhéus está pronto e sem previsão de aula no sábado. O mesmo foi apresentado na pré-jornada recentemente realizada, com metas e planejamentos para até o final deste ano, entregues à todos os profissionais com espaços para anotações com vistas à avaliar e realizar o balanço pedagógico. Diferentemente de outros municípios, as124 escolas de Ilhéus finalizaram 2019 na data prevista, com o cumprimento do calendário da rede.

Em um determinado momento do diálogo, o radialista perguntou como está a educação inclusiva no município. Prontamente, a secretária Lora, como é chamada, destacou as atividades do Centro de Referência de Inclusão Escolar (CRIE) da rede municipal, composto por psicólogo, pedagogo e profissionais de perfil da área. A média é de mais de 1000 atendimentos à crianças no CRIE, matriculadas tanto no município, no Estado, bem como em escolas particulares. A sede do centro foi recentemente reformada para os trabalhos de 2020.

A professora explicou que se na unidade escolar estiver matriculada uma criança autista, por exemplo, pelo regramento, faz-se necessário um cuidador, seja estagiário do curso de pedagogia do 8º semestre ou um professor contratado.

Em 2020, Ilhéus teve o número de salas multifuncionais ampliado para 19 unidades, com funcionamento tanto no turno da sala regular, quanto no contraturno, composta por orientador e supervisor para o atendimento aos alunos especiais. “Esse ano abrimos 4 salas de atendimento para crianças autistas no Sá Pereira, na Conquista, no Banco da Vitória, Pequeno Davi, e no Pontal, na Escola Barão de Macaúbas”, contou.

Questionada sobre a dinâmica de ensino aprendizagem da criança especial, a secretária de educação explicou que a criança com autismo, por exemplo, estuda na sala regular junto aos demais colegas. Caso essa criança necessite, o cuidador pode levá-la para uma sala especial para fazer dinâmica e atividades para acalmá-la se for o caso, e  desenvolver-se.

Quando o assunto adentrou a temática de libras, a secretária informou que após a profissão ter sido regulamentada pelo município, foi realizada uma seleção e Ilhéus terá intérpretes de libras em toda a rede municipal agora em 2020.

Durante a entrevista, a titular da pasta da educação de Ilhéus recebeu diversas mensagens no programa com muitos elogios à gestão. “Gostaria de parabenizar o governo do prefeito Mário Alexandre, à secretaria Lora e toda a sua equipe pela maneira que vem conduzindo a secretaria de educação. Vejo um trabalho atuante e transparente na gestão da secretaria, de forma coerente. É uma secretaria que trabalha com reformas de escolas, garante o bom transporte e capacita os profissionais da área”, disse a ouvinte Katiane.

Para a mãe Alba, de uma aluna da rede municipal, “o município de Ilhéus mostra educação feita com excelência. A secretaria Lora é um exemplo de profissionalismo e dedicação. Eu tenho orgulho de ser mãe de uma aluna da rede pública por saber que a educação da minha filha está em boas mãos”, disse por mensagem.

No quesito merenda escolar do município, a secretária Lora confirmou que há o suficiente para iniciar o ano. Disse ainda que há uma visita técnica da empresa licitada,  responsável pela merenda e logística. Dentro do tema, a professora recordou o momento em que houve a greve dos caminhoneiros e a prefeitura, juntamente com a licitada, realizaram uma fora tarefa para garantir a chegada da merenda nas escolas de Ilhéus.

Sobre a situação das escolas municipais, das quais muitas delas estão em reforma, o entrevistador lembrou da Escola de Piaçaveira, construída e entregue para a comunidade pelo Prefeito Mário Alenxandre, em 2019. Exibida no fantástico, a unidade escolar que era conhecida como a “Escola do Horror”, hoje é referenciada como a “Escola do Amor”, com 30 alunos matriculados. O comunicador Vila Nova comentou que se perdeu oito vezes antes de chegar na unidade, que fica próxima ao município de Buerarema. “Fiz questão de ir”, disse o radialista em relação ao local.

Quanto ao Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), a secretária informou que os alunos, enquanto o prédio está em reforma, serão realocados em dois espaços cujo contrato está para ser assinado. Com licitação, ordem de serviço e reforma iniciada, cujo pisos e telhados já foram removidos, o IME conta com investimentos de 870 mil reais.

Ao todo, 12 escolas recebem melhorias, sendo que 9 estão concluídas, como a de Piaçaveira, Água de Olivença, Barão de Macaúbas, Pinóquio, Pinóquio Anexo, Odete Salma, Pequeno Príncipe, Semente da Esperança, Iguape, Antônio Sérgio Carneiro, a do Caic está em fase de finalização, assim como a Paulo Freire, e, a do Japu, que está em construção. Conforme informado pela secretária, foi formada equipe para visitas às obras.

Mais oito escolas municipais entrarão em fase licitatória para melhorias, tais como Heitor Dias, Perpétua Marques, Santo Antônio, Paulo Freire, Banco da Vitória, Herval Soledade, Cantinho do Recreio e Professor Osvaldo Ramos, somando-se 1,5 milhão de reais aproximadamente de investimento.

Após ser parabenizada pelo comunicador Vilanova, a secretária Lora disse ao final da entrevista: “sei que não vai ser fácil, como não tem sido, mas pra gente é um grande desafio, é tanto que a gente não está caminhando sozinho. Tenho muito o que agradecer ao povo de Ilhéus, à Prefeitura, ao Prefeito Mário Alexandre. A gente está aqui pra trabalhar, eu estou aqui pra isso. É a minha primeira gestão e da minha equipe também, eu só tenho a agradecer. Gosto muito quando alguém chama e pontua algumas coisas, é bom pontuar. A gente precisa melhorar, nós estamos trabalhando”, disse em tom de gratidão.