Prefeito dialoga e apresenta solução aos comerciantes do Iguape.
Prefeito dialoga e apresenta solução aos comerciantes do Iguape.
Prefeito dialoga e apresenta solução aos comerciantes do Iguape.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu na tarde de quarta-feira (27), em seu gabinete, um grupo de comerciantes do bairro Iguape, na zona norte. A intensão era achar uma solução favorável para a situação desses trabalhadores informais. O Governo Municipal não abre mão de defender e valorizar quem trabalha de forma honesta, mas, também, continuará a lutar para manter o reordenamento público na cidade.

Só para lembrar, no começo desta semana, a Prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, coordenou um plano de intervenção em vários pontos da cidade, e no Iguape, barracas de vendas ocupavam passeios de uma fábrica. A meta, como pontuou o superintendente Júlio Melo, é melhorar a circulação pela cidade e favorecer a ocupação de espaços públicos.

Relocação – Depois de um ano, a Administração Municipal intermediou diálogos, mas, sem sucesso. Então, no encontro com os principais interessados, surgiu a possibilidade de realocação desses comerciantes para um local que ofereça infraestrutura e segurança ao trabalhador. Mário Alexandre explicou a necessidade de manter a ordem pública no município, porém, fez questão de ouvir as principais demandas dos trabalhadores.

Foi aí que determinou para os próximos dias uma ação envolvendo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb), para adequação, instalação e implementação dos serviços em um novo espaço. “Diante do uso desordenado de ocupação do solo municipal, temos ainda inúmeras famílias que retiram seu sustento de pequenos negócios. Nosso papel é buscar soluções que tragam viabilidade e mantenham a esperança dessas famílias”, avaliou Júlio Melo.

“Nós não queremos tirar o trabalho de quem é trabalhador, de maneira alguma, mas sim, proporcionar qualidade de vida e garantia da renda para estas pessoas. Por isso, trabalhamos por uma Ilhéus mais justa, e vocês, que acreditam, fazem parte desse projeto de transformação de uma cidade que estava praticamente em ruínas, mas que agora, consegue ressurgir em vários cenários”, salientou Mário Alexandre.

O projeto contemplará um novo local, amplo e iluminado, favorável para comerciantes venderam seus produtos de forma apresentável, em barracas de metal padronizadas, com a possibilidade de manter o espaço aberto durante à noite. “Saímos muito felizes e agradecidos ao prefeito Mário Alexandre por ter nos recebido e tomado para si a nossa causa”, comentou Cláudia Batista, comerciante do local.