Prefeitura entrega pavimentação da Beira Rio em Sambaituba.
Prefeitura entrega pavimentação da Beira Rio em Sambaituba.
Prefeitura entrega pavimentação da Beira Rio em Sambaituba.
Prefeitura entrega pavimentação da Beira Rio em Sambaituba.
Prefeitura entrega pavimentação da Beira Rio em Sambaituba.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre reservou o domingo (8), para visitar o distrito de Sambaituba, região norte da cidade. Na oportunidade, inaugurou a Segunda Travessa da Rua da Linha, completamente pavimentada e com rampas para melhor acessibilidade dos moradores. O gestor municipal recordou que em março de 2018 foi sancionada a Lei nº 3.919, responsável pela criação do Programa de Pavimentação Comunitária e Voluntária.

A lei considera pavimentação comunitária a forma de execução dos serviços e obras que haja a participação do poder público municipal, pessoas físicas ou jurídicas interessadas. O prefeito explicou que a assinatura da ordem de serviço autoriza o início da pavimentação na Primeira Travessa da Rua da Linha e na Rua Beira Rio, que liga a principal via de acesso no distrito.

“Nós temos aí o projeto na Rua Beira Rio, um projeto antigo. Porém, com a parceria que construímos, só temos obtido resultados positivos para o distrito de Sambaituba. Então, a gente fica feliz com o trabalho desenvolvido ao longo desse tempo e com o reconhecimento da comunidade”, destacou o prefeito.

O aposentado Orlando Oliveira conta que em períodos chuvosos a água invadia a casa dos moradores, causando transtornos e dificultando o acesso. “Isso pra mim é um espetáculo. Inclusive eu estava quase saindo daqui, porque não aguentava mais a lama. Depois dessa reforma eu vou permanecer mais tempo, pois agora a chuva não atrapalha”, comemorou.

O vereador que representa Sambaituba, Nino Valverde esclareceu que a ação conjunta entre o Município e as lideranças locais dá providência às demandas mais pontuais.

“Nós somos agentes políticos e queremos fazer a nossa parte e deixar o legado de uma gestão atuante. O prefeito Mário é uma pessoa participante, que comparece à comunidade, vê as necessidades dela e vem executa as ações. Por meio da pavimentação comunitária, a Prefeitura avançou com melhorias na infraestrutura em várias localidades e o distrito foi um dos contemplados”, frisou.

Já o barbeiro Carlos Nascimento trabalha em sua residência e relatou que após a revitalização, o atendimento à clientela foi melhorado. “Hoje eu posso atender aos clientes, independentemente de estar chovendo ou não, porque antes, quando chovia muito, as pessoas não conseguiam chegar à minha casa. Era muita lama. Mas graças a Deus agora é só alegria”.

Habitação Rural – Jardel Andrade, uma das lideranças locais lembrou que por meio do Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), diversas famílias da comunidade foram beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). As construções já estão na etapa final. O PNHR vai entregar o total de 140 casas e a estimativa é que as primeiras casas sejam entregues até dezembro.

“Além de trazer o projeto, a Prefeitura auxilia na realização e fiscalização das obras. O projeto é fruto do trabalho do prefeito Mário Alexandre. Só temos a agradecer por tudo que ele tem feito na nossa comunidade e em toda a cidade. Na primeira etapa serão entregues aproximadamente 80 novas moradias”, agradeceu a liderança.

Na ocasião, Mário Alexandre visitou a comunidade católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao lado de fiéis, prestigiou a missa em louvor à padroeira de Sambaituba. Em seguida, visitou o Programa de Saúde da Família (PSF), onde verificou a estrutura, o fluxo de atendimento e a farmácia da unidade de saúde.