a
a
s

Teve início na manhã desta sexta-feira (30) e vai até o dia 1º de setembro, o 2º Simpósio SAMU Regional Ilhéus/Valença, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, no centro. O tema de abordagem principal é o atendimento pré-hospitalar. Na plateia, a participação massiva de estudantes e profissionais da área de saúde de Ilhéus e municípios circunvizinhos.

Profissionais de várias partes do Brasil estavam ao lado do prefeito Mário Alexandre, que participou da cerimônia de abertura. Na ocasião, acompanhou a primeira palestra da manhã com o professor e doutor, Fabrício Bastos que discorreu o tema “Restrição do Movimento da Coluna (RMC), riscos, desafios e os avanços tecnológicos nos socorros às vítimas.

“São discussões como estas que mostram a eficiência do atendimento prestado, mas, acima de tudo, a contribuição para seu crescimento profissional. Parabéns à coordenação do Simpósio pela iniciativa. Acredito que já avançamos muito na rede de urgência e emergência, com ambulâncias novas, aparato tecnológico, valorização dos profissionais e equiparação salarial”, salientou Mário Alexandre.

“Hoje temos um alto índice de tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes. Embora a Bahia ocupe um baixo índice de ocorrência, o tema é preocupante, sendo os jovens as maiores vítimas, sem falar de crianças com nove e onze anos querendo se matar”, alertou o médico pediatra, psiquiatra e socorrista do SAMU, Alexandro Ramos.

O primeiro dia do 2º Simpósio SAMU Regional Ilhéus/Valença recebeu ainda o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela; vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Escuta, Major do Corpo de Bombeiros Militar (5º GBM), Ana Isabel Araújo, que estava representando o tenente coronel, Edinei Factum.