Esta semana, a Prefeitura de Ilhéus instalou dois aparelhos de Ultrassom Doppler Colorido Digital e um aparelho raio-x para dar mais agilidade na realização de exames na rede pública de saúde. As unidades Sarah Kubitschek e Hernani Sá foram as contempladas com os ultrassons e a UPA24h, na Conquista, com o raio-x. Esses equipamentos são frutos de emendas parlamentares e parcerias com o Governo do Estado.

A Central de Regulação de Ilhéus calcula que com a chegada dos novos aparelhos, o município terá uma economia mensal de R$200 mil, além de poder atender as mais variadas demandas dos serviços de saúde local. Informou ainda que o governo baiano deve enviar um aparelho com as mesmas especificações para atender as demandas do Centro de Atendimento ao Diabético (CAD).

Ultrassom – Os aparelhos possibilitam um resultado de imagem com alta resolução e a segurança de um diagnóstico preciso, oferta da prevenção às doenças e a garantia de um tratamento eficaz. Realizam imagens de abdome, vias urinárias, próstata, tireoide, mamas, ultravaginal, endocavitário e endoretal, equipado com transdutores e sistema multifrequencial, direcionado para o estudo da tireoide.

O diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena destacou que esse tipo de serviço era realizado junto à rede privada, mas que agora passa a ser fornecida pelo município. “Exames como eletrocardiograma passará a ter atendimentos à noite, e uma média de 300 eletros ao mês só no bairro Hernani Sá. Com isso, atenderemos a uma demanda reprimida”. O diretor informou ainda que, por dia, são expedidos uma média de 40 pedidos de exames de ultrassom em apenas um único posto.