Comerciantes aprovam obras dos novos quiosques da Avenida Soares Lopes
Comerciantes aprovam obras dos novos quiosques da Avenida Soares Lopes
Comerciantes aprovam obras dos novos quiosques da Avenida Soares Lopes

“Sou grato a Deus e ao nosso prefeito por garantir nossa permanência neste lugar”, resumiu Gilberto Ferreira, o popular Gilcaldo, que trabalha no local há 20 anos. O sentimento do comerciante de coco se assemelha com o de Dona Naira Nery, que diz está ansiosa para começar a ‘pegar no batente’. “Me preparando para o verão que está chegando”. Gratidão também para Osmundo Loreano, que acompanha de perto as obras da nova ponte. “Muita expectativa, pois a estrada vai passar por aqui em frente, e mais ao lado um grande estacionamento, enfim, muito feliz”.

Na tarde de quarta-feira (7), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes esteve na Avenida Soares Lopes, no local onde estão concentradas as obras dos novos quiosques de coco verde. Acompanhado do engenheiro Rogério Gomes, o secretário avaliou que depois de concluídos, os quiosques vão harmonizar com o traçado da nova ponte de ligação entre o centro e a zona sul de Ilhéus. “Estamos preparando uma nova Soares Lopes, mais ordenada e vistosa”.

O titular do Desenvolvimento Econômico disse ainda que o Governo Municipal vai devolver as pedras portuguesas que foram retiradas de algumas áreas e colocar em execução o projeto paisagístico do lugar. “Não podíamos deixar para última hora, e por isso, viemos conferir o andamento das obras. O empreendedor fica satisfeito quando o governo se envolve, afinal, é dever da administração municipal se preocupar com a empregabilidade e renda dos trabalhadores”, concluiu.

Em 2018 o prefeito Mário Alexandre se reuniu com esses comerciantes, que citamos no início da matéria. Na época buscou uma solução conjunta e favorável sobre uma possível necessidade de realocação, em virtude das obras da nova ponte, contrariando os boatos em blogs e redes sociais que davam por incerto o destino destes empreendedores. No encontro, o gestor deu a resposta, anunciando seu apoio em parceria, o respeito e a dignidade ali garantidos.

As obras avançam – Mesmo assim, o Município mantém a meta de ter os equipamentos funcionando na próxima temporada de verão. Enquanto isso, moradores e turistas contam ainda com o atendimento nos antigos quiosques, marcas da orla principal, enquanto os novos estão em fase de conclusão. Estes quiosques, desgastados pelo tempo, foram construídos em fibra de vidro, possuem formato de coco e cobertura de palha. Já o novo equipamento foi edificado em alvenaria, bloco, cimento, telhas, madeira e iluminação, de acordo com o moderno projeto arquitetônico.

A visita técnica ao local contou ainda com a participação do secretário de Comunicação Social, Hélio Ricardo; o superintendente de Indústria e Comércio, Júlio Melo e alguns assessores.