A Exposição está aberta à visitação no horário de 9:00h as 18:00 de segunda a sexta e nos finais de semana se houver programação, todas as Obras estarão a venda.

A exposição do mês de agosto aniversário de Jorge Amado na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus: “Logra e Logro em Preto e Branco” é uma Exposição de Xilogravuras da Ilheense que tem obra em catálogo do Teatro Gamboa Nova esse mês.

As Xilogravuras, montadas em 25 quadros de 30x40cm, foram produzidas por Janete Lainha em homenagem ao escritor Jorge Amado.

Verdadeira viagem no tempo, a exposição se traduz em um documento histórico das obras do escritor e seu encontro com as obras de Ilhéus para o mundo.

A mostra é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo e Casa Jorge Amado, que contou com o apoio da CASAR Casa da Cultura Popular, tendo sido inaugurada no Teatro Municipal de Ilhéus por ocasião das comemorações do aniversário do escritor Jorge Amado, que completaria107 anos no dia 10.

“Meus trabalhos são marcados por minha trajetória pessoal”. Com esta definição, se apresenta a artista plástica ilheense Janete Lainha, Mestra pela cultura popular que traz a obra “Logra e Logro” para a capa de agosto do catálogo do Teatro Gamboa Nova. A publicação integra o projeto Se Mostra Interior, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Negra, cordelista, Xilógrafa e atual presidente do Conselho de Cultura de Ilhéus, a luta de Janete foi entalhada em madeiras que virou os formões de xilogravuras e cordéis por ela assinados. No currículo, 800 cordéis, cerca de mil xilogravuras e 40 exposições e feiras.

Mas vale lembrar que este é o primeiro concurso em que a xilógrafa é contemplada individualmente. “Eu comecei a ilustrar as capas de meus cordéis, foi aí que me chamaram atenção que eu deveria valorizar mais meu trabalho”, conta.

Bênção e pecado

A xilogravura “Logro e Logra”, que compõe o catálogo do Teatro Gamboa Nova de agosto, se baseia numa duplicidade feminina e diz sobre o sagrado feminino, lida com o pecado e a bênção, representando também a perseguição das mulheres e as suas conquistas. “As mulheres estão cada vez mais em evidência. Hoje tratamos das especificidades de mulheres negras, reafirmamos nossas conquistas no mercado de trabalho e debatemos o lugar de fala”, diz.

Para ela, ser reconhecida pela cultura popular, estar em circulação pelo “Se Mostra Interior” e essa Exposição é revigorante. “Tenho 60 anos e isso me dá fôlego de mais 10 anos. Fazer parte do catálogo me põe em circulação na história da arte na Bahia”, afirma ela, cujos trabalhos começaram a circular pelo desenho da força de mulheres.