Com a prisão preventiva do vereador Tarcísio Paixão (PP), o afastamento do vereador Aldemir Almeida (PP) e a prisão preventiva de Lukas Paiva (PSB), que está foragido, a mesa diretora da câmara empossou os três suplentes, na sessão ordinária na tarde desta terça-feira, 21.

Foram empossados os vereadores Augustão (PSB), Gilmar Sodré (PP) e Zé Neguinho (PP), após investigação da Operação Chave E da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, GAECO e Polícia Rodoviária Federal, em ação deflagrada na última quarta-feira, dia 15.

O Ministério Público investigou que durante 2013 a 2018, foi montado um núcleo criminoso na Câmara de Ilhéus, envolvendo servidores, empresa de consultoria e contabilidade e vereadores, que promoveram sucessivas fraudes a licitações, execução de supostos contratos para obtenção de vultosa propina.

De acordo com informações, não está descartada a possibilidade do Promotor Frank Ferrari solicitar da justiça novas prisões preventivas, já que a operação Xavier continua apurando o escândalo de corrupção no poder legislativo ilheense.