Reunião TV Santa Cruz e PMI São João nos bairros
Reunião TV Santa Cruz e PMI São João nos bairros

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou termo de parceria com a TV Santa Cruz (afiliada à Rede Globo de Televisão), na última sexta-feira (17). Pelo documento, a prefeitura garante a estrutura necessária, como segurança, saúde e limpeza, dentre outros serviços, para a realização do projeto São João dos Bairros em 2019. Esse ano, os bairros contemplados são Teotônio Vilela e Olivença. O evento conta ainda com a participação da Bahia FM Sul.

O encontro reuniu representantes da Rede Bahia: Fábio Fernandes, supervisor comercial e Luana Barbosa, supervisora de Marketing, da TV Santa Cruz; e Fábio Lopes, gestor da Bahia FM Sul; os secretários municipais de Serviços Urbanos, Hermano Fahning; Cultura, Pawlo Cidade e Comunicação Social, Hélio Ricardo, além o chefe de Gabinete, Mauro Alves. Foram confirmados os dias 26 de maio e 09 de junho, para os forrós nos bairros Teotônio Vilela e Olivença, respectivamente.

Na oportunidade, o prefeito despachou com os secretários quanto às providências necessárias à realização do evento em Ilhéus. A Prefeitura fornece a infraestrutura, como palco, iluminação extra, sonorização e o apoio da Guarda Civil Municipal, a fim de reforçar a segurança do evento. “É uma festa que atrai a população do bairro, as famílias, movimenta o comércio, gera renda nas localidades e promove socialização, integração e alegria e para os ilheenses”, enfatizou Mário Alexandre.

Tradição – O evento acontece sempre aos domingos, das 16 às 21 horas. As comunidades envolvidas participam diretamente da festa, com a definição do local, ornamentação das ruas com bandeirolas e outros enfeites, organização das barracas, vendas de comidas e bebidas típicas e apresentação de quadrilhas juninas e grupos de dança.

Além da Prefeitura e associações de moradores, o São João dos Bairros recebe apoio da Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu). “Está em nosso DNA, na nossa missão como veículo de comunicação, promover a cultura regional e levar diversão para público de todas as idades”, afirma Luana Barbosa.

Esse ano, a grande novidade será uma terceira atração musical no palco da festa. O projeto conta ainda com um espaço para os patrocinadores, com brincadeiras tradicionais de São João, onde a população concorre a brindes e o tradcional desfile das Princesas do Milho. “Trata-se de um projeto que garante entretenimento para toda família, numa atmosfera agradável e de paz, sem deixar de dar visibilidade e notoriedade para os parceiros e patrocinadores”, avalia Fábio Lopes, gestor da Bahia FM Sul.

São João dos Bairros 2019 – Essa será a oitava edição do Projeto, que também ocorre em Itabuna, nos dias 19 de maio, no bairro de Fátima e 2 de julho, no São Caetano. Fábio Fernandes, coordenador comercial da TV Santa Cruz, acredita “que é uma oportunidade única para as marcas envolvidas no projeto interagirem com os diferentes consumidores e terem o termômetro ideal do quanto ações desse tipo podem agregar e conceituar (aperfeiçoando) suas imagens”.

A TV Santa Cruz fará a cobertura ao vivo do local, com flashes ao longo da sua programação, e fica responsável pela contratação das bandas regionais. “É uma contrapartida que uma emissora com consolidada liderança de audiência, como a TV Santa Cruz, gera para toda a região e motivo de orgulho diante do resgate da tradição junina no eixo Ilhéus-Itabuna”, completou Fernandes.

A festa junina, realizada em 24 de junho, homenageia a João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus Cristo. Durante o mês, segundo a tradição da Igreja Católica, acontecem também o Santo Antônio e São Pedro, dia 29 de junho.