Reunião Dom Mauro
Reunião Dom Mauro
Reunião Dom Mauro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), recebeu o bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, e o padre Paulo Brandão, na manhã desta quinta-feira, (18), e garantiu apoio do governo municipal às obras de restauro da Igreja Matriz de São Jorge. Acompanhado pela equipe de restauradores, o bispo destacou a importância do apoio governamental para as obras.

Fundada em 1556, a igreja que leva o nome do santo padroeiro da cidade completa 463 anos de história na próxima terça-feira (23), Dia de São Jorge. Segundo o bispo, há cerca de dois anos o templo vem passando por reformas. “Sem a ajuda do poder público e sociedade civil, não conseguiremos recuperar aquele que é um símbolo de fé e um patrimônio de todos nós”, ressalta Dom Mauro.

Marão disse que o apoio do governo municipal é embasado na lei de fomento, marco regulatório das organizações da sociedade civil, que permite ao gestor público investimento de recursos, repasse e fiscalização do valor aplicado. “Fiquei sensibilizado para criar um elo entre a igreja e o município. Estarei presente no que for chamado para cuidar e ajudar no resgate da nossa história”, ressaltou o prefeito.

Equipes do Município e da Diocese de Ilhéus estão iniciando conversas para formalizar e viabilizar o repasse de recursos financeiro e material, além de pessoal.

Serviços –  Já foram totalmente recuperados e restaurados os altares laterais e o altar mor da igreja, e estão em fase de acabamento os trabalhos com o forro. “Fomos muito bem recebidos pelo prefeito e obtivemos o apoio da prefeitura. À partir desse momento, acredito que a igreja vai estar completa e entregue à comunidade como merece”, disse Alex Kleb, chefe da equipe de restauração da igreja.

Presentes à reunião, os secretários municipais de Comunicação, Hélio Ricardo; Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Átila Docio; procurador-geral do Município, Jeferson Domingues; coordenadora técnica de Restauração, Graça Barbosa, além do vereador Gil Gomes.