O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou dez operações de busca e apreensão em seis estados do país contra fake news que supostamente atingem ministros da Corte. Relator do caso, Alexandre de Moraes autorizou as incursões. Na mira, computadores, telefones e documentos. Militares da reserva que pregaram o fechamento do STF entraram na linha de tiro, assim como alguns procuradores, que foram chamados a prestar depoimento.
No caso que envolve a notícia divulgada por Crusoé, procuradores que tiveram contato com o documento que cita o presidente do STF, Dias Toffoli, serão ouvidos. Ministros dizem que é preciso entender o timing da provocação que levou à menção e o vazamento e suas motivações.
De acordo com a Folha, entidades e sócios e diretores de O Antagonista e da Crusoé classificaram a censura do STF como atentado à liberdade de imprensa e ato de intimidação judicial. A reportagem retirada dos sites dizia que não há imputação de crime ao presidente do STF na citação que chegou à Lava Jato.