Neste fim de semana de carnaval (2 e 3 de março), a Avenida Soares Lopes será ocupada de forma espontânea por foliões. Blocos afros, mini trio com bandas locais, grupos mascarados serão os ingredientes da festa popular realizada pela comunidade com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. Os blocos previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) irão desfilar a partir das 15 horas encerrando às 22 horas.

A programação conta com uma diversidade de ritmos. No sábado (2), desfilam os blocos Thyaguetes, Explosão na folia, Os Travestidos, Ache graça Quem Quiser e Super Poderosas. O bloco “Levada Afro”, com o tema “Resistência Cultural – Música, Dança e Ancestralidade”, será no domingo, (3), às 20 horas com a participação dos grupos afros Dilazenze, Rastafiry, Zambi-Axé, Minikongo, Yorubá, Levada da Capoeira, além das tradicionais baianas dos principais terreiros de candomblé da cidade. Ainda no domingo, os blocos “20 comer” e “As Kretinas” arrastam os foliões na avenida.

É só alegria por vir.

 

A Prefeitura vai garantir serviços de segurança, através da Guarda Municipal em parceria com as Polícias Militar e Civil da Bahia, de trânsito e assistência à saúde, com a disponibilização de ambulâncias na avenida. O circuito será fechado da Praça Dom Eduardo até o Cinema Santa Clara, para a entrada dos blocos e mini trio.

Já o acesso do público será pelas ruas transversais da avenida, nesse trecho. Para coibir a violência, policiais, guardas municipais e bombeiros irão atuar em conjunto na base de segurança montada na Biblioteca Municipal, localizada na Praça Castro Alves. O trafego de veículos durante o evento em toda essa área estará suspenso. Outra informação importante é que haverá barraquinhas para comercialização de alimentos e bebidas na extensão da folia.