A sonhada construção da barragem de Morrinhos, na bacia do rio Gavião, no sudoeste baiano, foi destaque na fala da deputada Ângela Sousa (PSD) durante a sessão plenária da tarde de ontem (5), na Assembleia Legislativa. A parlamentar frisou a importância da obra, tida como fundamental para beneficiar diretamente mais de 60 mil habitantes dos municípios de Condeúba, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Tremedal e Maetinga.

Em seu discurso, Ângela Sousa frisou que a construção da barragem será essencial para regularizar o regime de fluxo não permanente, que seca completamente durante o período de estiagem, além de desaforgar a demanda da barragem do Champrão, que abastece as cidades de Condeúba, Piripá e Cordeiros. Ainda segundo a deputada, a construção da obra suprirá os problemas futuros para as referidas localidades no que se refere a água, além de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar através da irrigação, visto que esse é um dos principais meios de sustendo das famílias rurais.

A barragem de Morrinhos vai beneficiar de forma direta a população do sudoeste da Bahia, normalizando o abastecimento de água para os municípios castigados pela estiagem. A sua concretização é de uma importância muito grande e corresponde a uma antiga reivindicação dos moradores locais”, ponderou a deputada.

Orçada em R$ 55 milhões, a barragem de Morrinhos já tem projeto executivo pronto, elaborado pela Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), enviado ao Ministério do Planejamento pelo Governo Jaques Wagner como uma das prioridades da região para inclusão no PAC 3.