Aconteceu no último dia 26, no auditório do Núcleo Regional Sul, uma Roda de Conversa alusiva ao Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. Estiveram presentes o Secretário de Saúde Geraldo Magela, representantes da Secretaria de Assistência Social, Serviço Social da Previdência, Secretaria de Saúde de Una, Controle Social, Clínica CMAE e uma quantidade expressiva de pacientes, familiares e amigos das pessoas com doença falciforme.

Além do aprendizado, saímos confiantes da melhoria do atendimento e acompanhamento tão essencial ao tratamento. O secretário Geraldo Magela nos prometeu a implantação do Protocolo de Atendimento e um treinamento para profissionais de saúde, a fim de melhorar o acolhimento nas urgências e emergências. Além disso, garantiu realizar os exames de Doppler Transcraniano pendentes, houve esforço para a contratação de um neuro-pediatra sem sucesso, mas que em 2019 teremos efetivamente o acompanhamento desse profissional.

Em relação ao TDF (Tratamento Fora do Domicilio), algumas pendências também serão normalizadas, por conhecer a estrutura física da clínica CMAE que hoje atende aos pacientes, o secretário Magela falou da importância de ter um local com melhores condições para o atendimento. Nós da APEDFI aproveitamos para agradecer ao secretário a contratação da hemato-pediatra, o que tranquilizou os pais das crianças com doença falciforme que antes precisavam se deslocar para Itabuna ou Salvador em busca do tratamento.