Alegria, forró, chamego e saudade. Ingredientes perfeitos para a noite de encerramento do “Viva Ilhéus Fest”, na Avenida Soares Lopes. Nas primeiras horas do dia 31 de junho, o som embalado de Kart Love envolveu uma multidão que entoava numa só voz, “…A saudade toma conta dos meus pensamentos – Se eu penso em você é a todo momento – Sinto a sua falta [sinto sua falta] – Eu só queria relembrar aquele nosso amor”. “Inesquecível! Isso sim que é festa junina”. Foi assim que a conquistense Diomar Borges definiu a noite de festejo que encerrou a programação junina do maior São Pedro do sul da Bahia. O Festival Viva Ilhéus integrou o calendário de comemorações alusivas aos 484 anos de fundação e de 137 de elevação de Ilhéus à categoria de cidade.

Durante as quatro noites de festa, brilharam no palco, além de Kart Love, consagrados forrozeiros do Brasil, entre eles, Adelmário Coelho, Flávio José, Danniel Vieira, Felipe Araújo, Estakazero. Outras atrações animaram a festa como, Papazoni, Top Gun, Leonardo Leo, Filomena Bagaceira, Forrozão, Trio da Huanna, Stampa do Forró, Forró dos Plays, Pagofunk, Via de Acesso, Café Moído e Caviar com Rapadura embalaram com muita música, os fãs do forró pé-de-serra e dos mais variados estilos. “Me sinto feliz em tocar em Ilhéus e ser bem recebido pelo público. Quero agradecer ao convite e parabenizar ao prefeito Mário Alexandre pela belíssima festa”, disse o cantor Flávio José. Destacamos aqui a consagrada Banda Realce de Ilhéus, que fez um belíssimo show.

Parceria – Através da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e a Bahiatursa, órgão de fomento ao turismo do Governo da Bahia, o município pode realizar a festa de São Pedro em clima de muita alegria e descontração. “Nosso governo esteve unido na organização para que o Viva Ilhéus, no período do São Pedro, acontecesse com grande sucesso. A iniciativa atraiu turistas de todos os cantos, em plena época de festejos juninos. Isso movimentou hotéis, restaurantes, bares, pontos turísticos, fazendo girar a economia da cidade”, destaca o prefeito.

O secretário de Turismo e Esporte, Hélio Ricardo, ressaltou que estas ações trazem importantes dividendos para o município e, principalmente, para o setor hoteleiro e o comércio. Segundo ele, “a festa serviu para movimentar o turismo sustentável, além de gerar oportunidades de emprego e renda para o município. Ele informou ainda que, nos próximos dias, será realizada uma reunião com diversos setores do governo municipal para fazer uma avaliação sobre a festa e, ao mesmo tempo, iniciar o planejamento para a edição 2019.

Gostinho de quero mais – “Quando termina, sempre deixa um gostinho de quero mais. Valeu a pena vir mais uma vez”, disse a moradora de Ilhéus, Sirlene Campos. O estudante Márcio Coutinho dos Santos também avaliou o acontecimento de forma positiva. “Nossa cidade é carente de atrações como esta. Quando acontece, precisamos apoiar e divulgar essas iniciativas. Vim com meus amigos prestigiar e aqui, encontramos um clima festivo dos melhores. Se Deus quiser, no ano que vem estaremos aqui”, comentou.

Segundo informações da Polícia Militar, durante os dias de festividade dentro do espaço Viva Ilhéus Fest, para o reforço da operação, equipes da Peto 68, 69 e 70 Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Rondesp Sul, CIPE Cacaueira, CIPPA, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência de Trânsito (Sutran) foram articuladas para garantir a segurança pública.