Como já se esperava, o Coronel Gilberto Cunha Santana Filho é o novo titular do Sestran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito), após a saída de Cláudio Dourado. Santana foi empossado nesta quarta-feira (13), em cerimônia no Gabinete do Executivo Municipal, no Centro Administrativo Firmino Alves, que contou com as presenças de secretários, vereadores, funcionários da prefeitura e da imprensa.
Gilberto Santana tem 64 anos, é Bacharel em Direito, casado e tem quatro filhos. Militar de carreira, possui uma larga experiência profissional. Ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia, em 1972, tendo comandado unidades policiais na Região, dentre elas: 5ª CIRETRAN, 15º BPM e o Comando do Policiamento do Sul da Bahia – CPRS.

Na capital, iniciou sua atividade militar no Comando do Policiamento do Interior da Bahia – CPI, encerando-a a frente do Comando do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador – CPRMS, ocupando o cargo no período de 2007 a 2009 e aposentando-se posteriormente, no ano de 2010.
Foi eleito deputado estadual, exercendo o seu mandato no período de 2011 a 2014, na Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo o novo Secretário, Cel. Gilberto Santana, uma das suas principais ações à frente do órgão, será “intensificar as ações de policiamento realizadas pela Guarda Civil Municipal – GCM, em nossa cidade”.
Ele destacou “que assumirá a pasta com respeito, dedicação, empenho e o maior compromisso possível com o município de Itabuna e que dará sequência às ações desenvolvidas pelo seu antecessor”.