Jussara chegou cedo ao PSF do Iguape, zona norte de Ilhéus. Estava ansiosa. Era dia de passar por mais uma ultrassonografia eter a oportunidade de ouvir, mais uma vez, os batimentos cardíacos de Davi. Aos cinco meses de gestação, Jussara Dias tem tido o acompanhamento clínico que precisa para manter a gestação sob controle. A enfermeira Marlise de Oliveira atualiza a ficha e dá a boa notícia:tudo em ordem com a mãe e com o feto.

Esta tem sido a rotina do PSF do Iguape. Todos os dias são oferecidos atendimentos em domicílio; marcação de consultas; pré-natal, preventivo; Crescimento e Desenvolvimento (CD); Planejamento Familiar; além de todos os tipos de curativos. Morador da região, o aposentado Nelerdy Brito, de 67 anos, elogia a qualidade do atendimento. “Muito bom, da atendente aos médicos”, destaca. “Nós, aqui somos tratados com respeito e temos médicos todos os dias”, completa.

Avanço – A diretora de Atenção Básica daSesau, Cláudia Patrícia, informa que a rede de atenção básica de Ilhéus possui 23 Estratégias de Saúde da Família, na zona urbana e na zona rural. No início de 2017, Ilhéus tinha uma das piores coberturas da atenção básica da Bahia, com apenas 17 por cento da população assistida. “Foi a herança que encontramos”, lamenta o prefeito Mário Alexandre. Hoje, de acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, o município avançou para 42 por cento e a meta é chegar ao final deste ano com metade da população de Ilhéus assistida.

Para além de melhorar o atendimento,contratar médicos e ganhar o reforço de servidores do estado até então lotados no Hospital Regional – que encontra-se em reforma -a Prefeitura está investindo na recuperação dos postos de saúde. O prefeito Mário Alexandre assinou um pacote de obras de recuperação e ampliação de 10 unidades, com recursos próprios. Duas reformas já estão sendo executadas e outras duas serão anunciados esta semana, com início imediato. O prefeito também articula, em Brasília, a liberação de recursos federais para mais sete unidades serem beneficiadas.