No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a comunidade vai ganhar mais uma edição da Feira Março Mulher, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). O projeto, que tem o objetivo de orientar e disponibilizar serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania, será realizado neste sábado (10), das 8 às 15h, no Largo de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador.

Na área de saúde, a Feira Março Mulher oferece orientação para prevenção, informações e inúmeros exames gratuitos. Contando com a carreta do Hospital da Mulher, equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo, serão atendidas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, para a realização de exame preventivo de câncer, sendo que as de 40 a 69 poderão fazer mamografias. Também serão disponibilizadas consultas médicas com mastologista, angiologista e cirurgião geral.

Para quem levar requisição médica, serão disponibilizados os exames de Ultrassonografia (USG) de mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles, Eletrocardiograma (ECG) e Raio-x do Tórax. No Espaço Saúde, os participantes também poderão aferir pressão arterial e fazer o teste de glicemia.

Especialistas darão orientação nutricional, com medição da altura, peso e cálculo da porcentagem de gordura corporal, dicas saudáveis e demonstração dos diferentes grupos alimentares e fisioterapia. Realizada em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Feira Março Mulher já iniciou uma primeira etapa, realizando mutirões em cinco bairros de Salvador para exames preventivos.
Mulheres que necessitavam destes serviços foram atendidas na Unidade Móvel do Hospital da Mulher, estacionada no Nordeste de Amaralina, Liberdade, São Caetano, Cajazeiras e Periperi, e agendaram os procedimentos e as cirurgias para o período da feira. Para receber atendimento, os interessados devem estar munidos de documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Odontologia e oftalmologia

Também estarão disponíveis as unidades móveis de Odontologia e o espaço de Oftalmologia. Após o atendimento oftalmológico haverá distribuição de óculos para mulheres e crianças, na faixa etária de 7 a 14 anos, que possuírem indicação médica. As pacientes que necessitarem de algum procedimento, como cirurgia de catarata, por exemplo, serão agendadas para outra data.

Cidadania

Uma unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também estará presente, realizando a emissão de documentos como a 2ª via das carteiras de identidade (RG) e de trabalho, CPF e cadastro no sistema de emprego, por meio do Sinebahia. A feira também conta com o Espaço Brinquedoteca, promovendo atividades lúdicas e recreativas para a criançada, além de manifestações artísticas.