m cadastramento dos atrativos turísticos de Ilhéus com a renovação do seu inventário fotográfico e audiovisual está sendo executado por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur). O objetivo é organizar um roteiro turístico e gastronômico do município – um dos principais polos receptores da Bahia – que contribua com o aumento no índice de permanência dos visitantes.

A iniciativa beneficia lugares, espaços culturais públicos e privados, hotéis, bares, restaurantes e fazendas de cacau. “Não é um programa que tem fim”, explica o secretário Roberto Lobão. “Esta ação terá um trabalho permanente de atualização e todo o inventário será apresentado como produto de Ilhéus em eventos nacionais e internacionais de turismo”, acrescenta.

Equipamentos – As pessoas do trade interessadas em inserir no projeto seu produto ou serviço, devem procurar a Setur. Nesta primeira etapa já foram contemplados pela iniciativa o Bataclan, a Catedral de São Sebastião, Hotel Canabrava, Pousada e Restaurante Morro dos Navegantes. Hotel Jardim Atlântico, Fazendas de Chocolate e Cacau, Baia do Pontal, Museu da Piedade e Lagoa Encantada.

Além dos registros renovados, a equipe também está aproveitando a oportunidade das visitas para fazer uma análise de campo, ouvindo a comunidade, avaliando atendimento, conhecimento cultural e histórico do lugar e anotando possíveis ações públicas que possam permitir a melhoria na infraestrutura.

Lidera – Desde março, Ilhéus está integrado ao Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O objetivo é promover a integração dos principais líderes regionais em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios. O programa é uma iniciativa do Sebrae e da Frente Nacional dos Prefeitos, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira dos Municípios. Na região, o Instituto Arapyaú apoia a iniciativa que já foi implantada nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Esta participação de Ilhéus no programa é considerada importante pelo secretário Roberto Lobão. E já começa a gerar bons frutos para o turismo, em especial, na Lagoa Encantada. “O Lidera Turismo, que é um segmento do programa, concluiu um trabalho de capacitação de mão-de-obra na localidade, que já mostra um avanço importante para aquele equipamento. Tivemos uma surpresa positiva com o que encontramos no local”, elogia Lobão.