Por volta das 16h deste sábado (29), os portões do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, já estavam abertos para receber o público na sessão de estreia na Bahia do espetáculo ‘O Topo da Montanha’, estrelado pelo baiano Lázaro Ramos e pela atriz Taís Araújo. A plateia – formada por 1.450 jovens atendidos por Bases Comunitárias de Segurança (BCS), estudantes do 3º ano da rede pública estadual e integrantes de movimentos sociais – foi convidada pelo Governo do Estado para assistir gratuitamente ao espetáculo, iniciado às 17h.
A emoção tomou daqueles que estavam pela primeira vez na Sala Principal do TCA, como Lázaro Batista, aluno do Colégio Estadual David Mendes Pereira. O estudante comemorou a oportunidade de ver de perto o ator que é uma inspiração para ele. “Eu estou muito emocionado, porque eu me inspiro em Lázaro Ramos desde pequeno e meu sonho é seguir carreira como ator. É uma alegria imensa estar aqui hoje. É um dia muito importante para mim”.
A ação que levou os jovens ao TCA integra o Novembro Negro na Bahia, mês emblemático no calendário da luta racial no Brasil. O espetáculo recriou a última noite de Martin Luther King, no dia 3 de abril de 1968. Na obra de ficção, o homem símbolo da luta em defesa dos direitos civis dos negros americanos conhece a camareira Camae, em seu primeiro dia de trabalho, e o diálogo entre eles é o que conduz o enredo.
Para o secretário de Cultura de Cultura, Jorge Portugal, “esta é uma grande realização do Governo do Estado ao trazer as pessoas para exercer a sua cidadania cultural. São estudantes e pessoas de bases comunitárias que, em sua maioria, nunca entraram em um teatro. E esta é uma peça que dramatiza um assunto muito importante para a vida deles, que é a luta pela igualdade racial e pelo fim do preconceito”.
Educação e cultura 
Somente da rede pública estadual, 700 jovens de 16 colégios da capital assistiram ao espetáculo. Eles foram preparados pelos professores com explicações em sala de aula sobre a vida e a representatividade de Martin Luther King, além de discussões sobre temas como preconceito e identidade racial.

Na ocasião, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou que a “educação sem arte não encontrará seu caminho. A parceria das secretarias de Cultura e Educação vem em um momento importante, que nós demarcamos um campo sobre a questão da mudança no ensino médio. Isso aqui é uma demonstração de que é possível colocar a arte em sala de aula e colocar a cultura como elemento decisivo para a gente nortear os caminhos da educação”.

Fotos: Camila Souza/GOVBA