Foto de Josias Gomes.

Após participar – juntamente com o governador Rui Costa – de uma série de inaugurações  em Teixeira de Freitas, na região Extremo-Sul da Bahia, o secretário Josias Gomes (Relações Institucionais do Estado) encontrou-se com lideranças políticas do município de Lajedão para a discussão do panorama político local.

O município fica na divisa com o Estado de Minas Gerais e faz limite com os municípios de Nanuque e Serra dos Aimorés, em Minas Gerais, além de Medeiros Neto e Ibirapuã, na Bahia.

Lajedão faz parte do Território de Identidade do Extremo-Sul, que congrega, ainda, os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, e Vereda.

Na reunião com o titular da Serin estiveram presentes as vereadoras Lidiane Alves, presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), vereadora Cátia Sione, vice-presidente do Partido Progressista (PP) no município, e o pré-candidato a prefeito Carlos Sena (PP), presidente do diretório municipal do partido.

O pecuarista Carlos Sena ingressou na vida política em 2012 e desde então vem desenvolvendo um trabalho visando melhorar a condição econômica e social de Lajedão.

“Atuo, especialmente, nas áreas da saúde e educação, além do apoio à juventude e aos produtores rurais do município. Mas meu objetivo como líder político é atuar em todos os setores, beneficiando a totalidade dos moradores de Lajedão. É um sonho que pretendemos, em breve, tornar realidade”, destacou o pré-candidato do PP à Prefeitura de Lajedão.

A vereadora Lidiane Alves está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Lajedão. Funcionária pública e estudante do sétimo semestre do curso de Serviço Social, Lidiane tem pautado seu mandato em um trabalho em prol do desenvolvimento social da cidade e dos seus moradores.

“Estou sempre disposta a lutar pelo meu povo, principalmente articulando políticas públicas em prol da mulher e de outros setores da sociedade que mais precisam do apoio do poder público”, argumentou a vereadora Lidiane.

Já a vereadora Cátia Sione vem desenvolvendo um trabalho forte na sua carreira politica, onde exerce o primeiro mandato como vereadora. “Meu objetivo sempre é o de desempenhar papel fundamental a que me propus como representante no legislativo, atuando, prioritariamente, nas áreas da Educação, Saúde, e no campo social”, diz ela.

Após o debate de ideias, Josias Gomes afirmou ter ficado entusiasmado com as jovens lideranças de Lajedão e prevê que deverão desempenhar um relevante papel na eleição municipal de outubro deste ano.

“Eles têm ideais firmes em defesa dos direitos da população de Lajedão. Têm meu apoio e acredito que esse primeiro contato será o início de uma boa e duradoura relação política. É hora de Lajedão mudar e seguir novos caminhos no rumo do desenvolvimento econômico e social”, destaca Josias Gomes, deputado federal licenciado e secretário de Estado da Bahia.

História do município – Índios nanuques foram os primeiros habitantes de Lajedão. Os homens brancos só chegaram no início do século XX. Com o desenvolvimento das atividades agrícolas e da extração da madeira formou-se o povoado denominado Sítio Pedra da Floresta.

Mais tarde passou a ser chamada Lajedão devido a um grande lajedo nas proximidades da sede. Sempre teve a economia voltada para atividades pecuárias e atualmente, tem como fortes atividades econômicas o cultivo do eucalipto e grandes plantações de cana de açúcar.

Uma curiosidade da cidade é a Rua Minas – Bahia, situada exatamente na divisa dos dois Estados. Lajedão possui 53 anos de emancipação política e administrativa, obtida em 16 de julho de 1962. Sua população em 2014 era de 3.997 habitantes, segundo dados do IBGE.

Foto de Josias Gomes.
Foto de Josias Gomes.
Foto de Josias Gomes.
Foto de Josias Gomes.
Foto de Josias Gomes.
+8
Curtir

Curtir
Amei
Haha
Uau
Triste
Grr

Comentar