Clique para obter Opções
Mais de 150 animais domésticos já foram imunizados na zona rural de Itabuna na quarta-feira, primeiro dia de vacinação antirrábica realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera imunizar pelo menos 30 mil animais, entre cães e gatos, até o dia 16 de abril “D”, da Campanha Nacional contra raiva.
A equipe volante continua hoje em Mutuns, onde já foram vacinados até o meio-dia 123 animais domésticos. A imunização também pode ser feita na Sala de Vacinas no prédio do antigo Sesp, (centro da cidade) e no CCZ (bairro Antique). O trabalho continuará no sábado com as equipes vacinando na Roça do Povo e Itamaracá.
O veterinário do CCZ Samir Hage informa que podem receber a dose da vacina contra raiva cães e gatos a partir de três meses de idade. Diz ainda que os filhotes vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após 30 dias.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, disse que a vacina é gratuita e é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para os seres humanos. “A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida principalmente por meio da mordida, lambida ou arranhão de animais infectados e não tem cura”, alerta. De acordo com o Ministério da Saúde em função das campanhas regulares de vacinação, o Brasil encontra-se próximo à eliminação da doença causada por vírus canino.